15 milhões de toneladas de CO₂ reduzidas através das soluções vendidas pela CHRYSO e pela GCP em 2023.
A Saint-Gobain Construction Chemicals está comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis que aceleram a transição do sector da construção. Neste sentido, as soluções comercializadas pela CHRYSO® e GCP® permitiram aos seus clientes reduzir a emissão de 15 milhões de toneladas de CO2 em 2023.
Estas quantidades de emissões de gases com efeito estufa (GEE) reduzidas foram calculadas com base na utilização comparativa de 3 famílias de produtos: plastificantes e superplastificantes de nova geração, aditivos para cimento e betonilhas fluidas, num perímetro geográfico de 81 países onde os produtos CHRYSO e/ou GCP são comercializados ou distribuídos.
A metodologia do estudo foi revista por uma entidade terceira independente, Deloitte France, em 2022, e as conclusões estão disponíveis no anexo à metodologia.
As soluções CHRYSO e GCP consideradas na metodologia do estudo dizem respeito a 3 famílias de produtos.
- Plastificantes e superplastificantes de nova geração, tais como EnviroMix®, CHRYSO®Quad, CHRYSO®Optima 1000 e AdvaCast® da GCP. Também conhecidos como redutores de água e fortes redutores de água, permitem reduzir o teor de cimento do betão ou utilizar cimento com um teor de clínquer inferior.
- Aditivos de cimento, tais como CHRYSO®AMA 100, CHRYSO®ICARE, Opteva® da GCP. Possibilitam reduzir o teor de clínquer do cimento.
- Sistemas de betonilha fluida, como o Cemfloor® e o MobiCem®. Reduzem o volume de betonilha por m2.
A metodologia baseia-se numa abordagem estruturada com dados quantificados precisos: as soluções fabricadas pela Saint-Gobain Construction Chemicals foram comparadas com a média das soluções consideradas como referência no mercado, para a mesma funcionalidade.