Novos Produtos

Adjuvantes inovadores, feitos à medida, abrindo caminho à utilização de cimentos à base de argila calcinada, acelerando a descarbonização

6 Agosto 24

A indústria da construção está a passar por uma mudança transformadora em direção à sustentabilidade, com uma ênfase crescente na diminuição das emissões de carbono para reduzir o seu impacto ambiental. Como parte deste movimento, a Saint-Gobain Construction Chemicals, junto das suas marcas líderes CHRYSO e GCP, orgulha-se de apresentar o EnviroMix®C-Clay, uma recente e inovadora gama de adjuvantes destinada a reduzir o teor de CO2 no betão através da utilização de cimentos de argila calcinada.

Este novo recurso do nosso portfólio de soluções sustentáveis alarga a gama EnviroMix® de adjuvantes para betão com baixo teor de carbono.

Os cimentos de argila calcinada, aclamados pelo seu potencial para gerar emissões de carbono significativamente mais baixas do que o cimento Portland tradicional, surgiram como uma alternativa promissora na procura de materiais de construção sustentáveis.

Os novos cimentos emergentes, tais como o CEM VI (35 a 49% de teor de clínquer) e o CEM II/C-M (50 a 64% de teor de clínquer – ou seja, LC3) podem levar a uma redução de CO2 até 50% em comparação com um cimento Portland “clássico”, ao incorporar argila calcinada*. Estes novos cimentos foram amplamente testados no nosso laboratório de investigação internacional. Os cimentos de argila calcinada geram constrangimentos específicos, nomeadamente uma elevada necessidade de água, o que exige soluções adaptadas.

Para além da experiência comprovada em cimento, a equipa dedicada de I&D da CHRYSO e da GCP trabalhou significativamente na caraterização de mais de 30 argilas calcinadas, provenientes de todo o mundo, utilizando metodologias próprias e patenteadas, como o teste CHRYSO®Clear, para determinar a formulação ideal do EnviroMix® C-Clay para cada configuração.

Os especialistas da CHRYSO e da GCP estão a desenvolver uma gama específica de adjuvantes inovadores concebidos para melhorar o desempenho e a versatilidade dos cimentos de argila calcinada. Estas inovações são apoiadas por novas patentes registadas pelas nossas equipas de I&D sobre adjuvantes para betão baseados em argilas calcinadas. Estes novos adjuvantes, meticulosamente concebidos ao longo de anos de investigação e desenvolvimento, superam os desafios técnicos da utilização de argila calcinada, principalmente devido à sua elevada necessidade de água, melhorando tanto a trabalhabilidade do betão como a sua resistência à compressão.

“A nossa missão é capacitar a indústria da construção com soluções inovadoras que não só satisfaçam as exigências atuais, como também abrirem caminho para um futuro sustentável”, afirma Gustavo Blázquez, Diretor da unidade de negócio do betão. “Com as nossas soluções avançadas de adjuvantes, pretendemos ultrapassar os desafios técnicos associados ao betão com baixo teor de carbono, libertando todo o potencial dos cimentos de argila calcinada e acelerando a transição para práticas de construção mais ecológicas.”

Para além de oferecer soluções de ponta em aditivos, a Saint-Gobain Construction Chemicals está empenhada em fornecer apoio técnico abrangente e conhecimentos especializados para desenvolver e facilitar a integração e otimização de produtos com especificações técnicas e materiais locais

Other News

Aquisição FOSROC
Anúncios
03/07/24

A Saint-Gobain reforça ainda mais a sua presença a nível mundial em Químicos para a Construção ao assinar um acordo definitivo para adquirir a FOSROC, um líder do mercado na Ásia e nos países emergentes.

A Saint-Gobain reforça ainda mais a sua presença a nível mundial em Químicos para a Construção…

A Saint-Gobain reforça ainda mais a sua presença a nível mundial em Químicos para a Construção ao assinar um acordo definitivo para adquirir a FOSROC, um líder do mercado na Ásia e nos países emergentes.